Informativo

Guarda Mirim25/01/2023

Doação de equipamentos08/03/2022

A Associação de Moradores de Santa Rosa em conjunto com o Codomínio Villa Marinella, nesta manhã de 08/03/2022 oficializou a doação de Equipamentos (Bicicletas e cones) para a GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI, através do Termo de doação conforme consta em anexo.

Queremos registrar também nossa gratidão pelo excelente serviço que esta entidade através do Inspetor Xavier e sua equipe vem prestando a nossa comunidade de Santa Rosa, Jardim Icaraí e adjacências.

Parabéns a todos que estão ajudando na melhoria e condição de vida de nosso bairro.

Cordialmente,
A Diretoria da Associação e Condomínio Marinella.


Doação de cones para uso na GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI04/02/2022

Nesta manhã de sexta feira(04/02/2022) a diretoria da associação de Santa Rosa e adjacências, fez a entrega oficial de doação de cones para uso na GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE NITERÓI. Queremos registrar também nossa gratidão pelo excelente serviço que esta entidade vem prestando para nossa comunidade. Parabéns a todos que estão ajudando na melhoria de nosso bairro


Ações do Centro Comunitário Santa Rosa01/02/2022

Prezados moradores,
Seguem fotos da atuação do poder Público, logo após nossa conversa com o Inspetor Xavier, onde entre outros assuntos conversamos sobre segurança, abordamos o incômodo que os moradores de rua tem causado aos transeuntes do Bairro.
Centro Comunitário Santa Rosa


COVID 19 - Resistência do vírus e cuidados04/03/2021

Visualizar

Lei nº 8799 de 30.04.202008/05/2020

Visualizar

COVID 19

04/05/2020


22/04/2020

Reunião Pública05/10/17 às 19 horas

Eventos30/05/15

  • 30/05/15 - Palestra aberta a Comunidade do Grupo Amor Exigente, horário de 9:00 às 12:00h.
  • Brechó e Bazar da Valéria Eugenia dias: 11/07, 08/08, 17/10, 28/11 e 19/12/2015, horário: 13:00 às 18:00h.

  • 31/10/2015 Noite dançante beneficente do Caminho de Ser Feliz.

Caio Martins pede socorro21/10/2013

Baixar Anexo

Curiosidade Monetária22/08/2013

(A moeda, de Getúlio a Fernando Henrique) Também contou com o malabarismo da “trinca” Collor, Kandir e Zélia.

Baixar Anexo

Autor: Jorge Marinho Falcão

Ofício Protocolado12/08/2013

Prezado Secretário Felipe Peixoto,

Segue anexo carta protocolada pelo Centro Pro Melhoramentos de Santa Rosa junto a Secretaria de Esporte e Lazer em razão de nossa reunião ocorrida em Julho/2013.
Ficamos no aguardo do projeto que foi conversado na ocasião visando a utilização do espaço do Caio Martins.

Um forte abraço e bom final de semana.


Cordialmente,
Ademir Oliveira

Agradecimento ao Comando 12º BPM24/07/2013

Caro Sr. Cel Belloni.

Cmt do 12º Batalhão de Polícia Militar

Bom Dia.

Quero agradecer em nome do Cond. do Edifício Villa Marinella, pela receptividade e atenção que nos foi dada quando estivemos eu e o Dr. Ademir em seu gabinete.

E como era de se esperar, nossas conversas não foram em vão, pois podemos observar que um dos passos importantes para continuar mantendo a ordem e a segurança do largo do marrom, já foi dado que é o baseamento de uma patrulha em frente a Praça que é muito frequentada por nossos moradores vizinhos, e também infelizmente por usuários de drogas.

Todavia Comandante, continuamos contando com sua valorosa ajuda em outra questão importante na qual conversamos que é a retirada dos carros fretes da Rua Tenente Mesquita, que segundo podemos observar, tem servido como ponto de ajuntamento de moradores de rua e usuários de drogas, pois ali se aglomeram na espera de sobra de algum biscate para financiar suas dependências químicas.

No mais, nós do Condomínio Villa Marinella e da Associação Pró-Melhoramento de Santa Rosa queremos nos colocar sempre como colaboradores de sua gestão à frente do comando e dessa valorosa Instituição que é a Polícia Militar , que vem sempre com a máxima competência nos Servindo e Protegendo.


Respeitosamente:


BOECHAT
ADMINISTRADOR DO COND. DO EDIFÍCIO VILLA MARINELLA

Caio Martins23/07/2013

Entorno do Caio Martins deverá passar por melhorias

Em busca de recuperação para o entorno do Caio Martins, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, deputado Felipe Peixoto, se reuniu na última quinta-feira, 11, com o secretário de Estado de Esportes André Lazaroni.

Também estavam presentes Aderbal Falcão e Ademir Cunha, responsáveis pelo Centro Comunitário de Santa Rosa. O objetivo da reunião foi solicitar ao secretário algumas medidas como a poda ou a retirada da hera que cobre boa parte do muro, pintura e recuperação da calçada.

"Enquanto não é decidido o que será feito com o Caio Martins, é preciso cuidar do seu entorno que está abandonado. São medidas emergenciais para melhorar o aspecto do local e dar mais segurança para os moradores", afirmou Felipe Peixoto.

 

André Lazaroni se mostrou disposto a colaborar e afirmou que vai enviar ao local um técnico para fazer o levantamento do que foi solicitado. Uma próxima reunião será marcada para debater como serão feitas as intervenções.

Carta ao Secretário23/07/2013

Carta enviada ao Secretário de Esporte e Lazer

A
Secretaria de Estado de Esporte e Lazer
Ilmo. Secretário de Esporte e Lazer
Dr. André Lazaroni
Rua Professor Eurico Rabelo, s/nº, Portão 20. 2º andar- Maracanãzinho

Prezado Secretário,

Centro Pro Melhoramento de Santa Rosa, instituição sem fins lucrativos, CNPJ nº 29.783.743/0001-37 com sede na Rua General Pereira da Silva, 336 , Bairro Santa Rosa Niterói-RJ , Associação de representação dos moradores do bairro de Santa Rosa e Adjacências, vem através desta , solicitar uma cópia do Contrato de Uso do Estádio Caio Martins firmado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e o Clube Botafogo de Futebol e Regatas.

Outrossim cumpre-nos informar que o entorno deste estádio encontra-se em total estado de abandono, inclusive com Arquibancadas condenadas pela Defesa Civil e colocando em risco a integridade física nos moradores e pessoas que passam pela Rua Lopes Trovão local onde estão as arquibancadas condenadas.

Sem mais e na certeza do pronto atendimento a nossa solicitação, renovamos votos de elevada estima e apreço,

Cordialmente,
Niterói, 15 de Julho de 2013.
Centro Pro melhoramento de Santa Rosa
Francisco José Pladena Fischer
Ademir Cunha de Oliveira
Aderbal Carvalhaes Falcão
Diretores

Síndicos de edifícios pedem mais segurança no Largo do Marrão22/05/2013

O deputado estadual Felipe Peixoto participou de um encontro nesta terça-feira (21), na sede do 12º BPM, que reuniu o tenente coronel André Belloni e síndicos de edifícios do Largo do Marrão, em Santa Rosa, que reivindicaram por mais segurança na região.

A reunião foi pautada por questionamentos e propostas de moradores, além de relatos ao aumento da criminalidade. Para o coronel André Belloni, é muito importante essa iniciativa da população em ser parceira da polícia trazendo denúncias e queixas que podem direcionar e melhorar o serviço de segurança prestado na cidade.

A questão da reativação das cabines de policiamento também foi discutida. Sobre isso, Belloni afirmou que trabalha na possibilidade de trazer de volta os polígonos de segurança. O comandante falou ainda sobre o aumento do efetivo do batalhão anunciado pelo coronel Erir Ribeiro, que trará mais 680 homens para somar na segurança da cidade, até o início de junho. Destes, 200 PMs recém-formados serão incorporados ao 12º BPM.

Para Felipe Peixoto, essa parceria da polícia com os moradores é fundamental.

“Sempre digo que a segurança é um ponto que devemos discutir juntos para que os moradores possam dizer o que está faltando e o que pode ser melhorado. Vivemos um momento que precisa de muita atenção”, afirmou.

Reunião do Conselho Comunitário de Segurança

Amanhã (23/05), acontece na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), um novo encontro do Conselho Comunitário de Segurança de Niterói com a presença do comandante geral da PM, coronel Erir Ribeiro, e dos delegados da 76º DP, Carlos Alexandre Leite; 77º DP Mario Luiz da Silva; 78º DP, Paulo César da Silva; 79º DP, Luiz Antonio Ferreira e 81º DP, Gabriel Ferrando de Almeida. O deputado Felipe Peixoto também estará presente.

Fonte: Por Leonardo Scheuer

A Balburdia na Praça continua III02/05/2013

Coluna "Fala Niterói!" do jornal O Globo de 28/04/2013

Fazer Download

A Balburdia na Praça continua II03/09/2012

E-mail enviado para a Secretaria de Segurança Niteroi

Data: 29/08/2012 17:38

Assunto: Re: Secretaria de Segurança Niteroi

Ademir entregamos esta semana as documentações todas que vocês nos enviaram de todos os moradores á secretaria de governo/urbanismo , senhora Cristina Monerat , no inicio da próxima semana pediremos á mesma uma resposta do assunto , no mais , o que podemos fazer é continuar enviando a guarda municipal sempre que for necessário e tambem temos eventualmente deslocado uma dupla de Pms do proeis ai para á praça.
Quanto ao ponto de frete , te confesso que não conseguimos evoluir com a nittrans não, então se você tiver como construir este pedido através de outro caminho.... seria interessante, quem sabe o proprio Felipe Peixoto , que tem excelente transito com o pessoal da nittrans não nos ajuda....

Abraços
Mauricio Ferreira

Em 29 de agosto de 2012 16:45, escreveu:
Prezada Subsecretário e amigo Maurício,
A bagunça continua nas proximidades da praça do Largo do Marrão.
Precisamos minar a resistência dos moradores de Rua antes que aconteça uma catástrofe.
Quando poderemos providenciar o gradeamento da rua?
Quando será possível mudar o ponto de frete?
Aguardo ajuda e retorno do amigo,

Cordialmente,
Ademir Oliveira

A Balburdia na Praça continua12/07/2012

O Centro comunitário encaminha texto de vizinhos que já não suportam mais tanta desordem


Prezado Cel. França,

Gostaria de contar com a ajuda do amigo para solução deste problema que tem afetado a população vizinha a nossa Associação.
Caso precise de apoio logístico ou outro tipo de apoio a nossa Associação está a disposição para ajudar.
Sem mais ficamos no aguardo de sua prestimosa ajuda.

Cordialmente
Ademir Oliveira
Vice Presidente Adm. do Centro Pró Melhoramentos de Santa Rosa
Rua Gal. Pereira da Silva -336 Bairro Santa Rosa- Niterói- RJ.
Tel.: (21) 2109-1095

* APELO DOS MORADORES DO EDIFÍCIO CALLE MAGGIORE

A Secretaria de Segurança Pública do Município de Niterói, estado do Rio de Janeiro,

Nós, moradores do edifício Calle Maggiore, situado na Rua Presidente Backer, 436, vimos, por meio desta, informar e solicitar as devidas providências para um problema que se arrasta há dois anos, desde a entrega do empreendimento.

Encontram-se na Rua Pedro Pessoa, entre as Ruas João Pessoa e Tenente Mesquita, em frente à Praça Raul de Oliveira Rodrigues( a pracinha do Largo do Marrão), muito frequentada por crianças e moradores dos bairros de Santa Rosa, do Pé Pequeno e do Jardim Icaraí, um grupo de moradores de rua, que se instalaram neste local e praticam todos os tipos de atos ilícitos e libidinosos, tais como:

  • Evacuar e urinar em jornais e potes plásticos aos olhos dos moradores e, em seguida, jogar seus dejetos no valão adjacente; onde os mesmos jogam, também, carcaças de televisores e, até, de maquina de lavar;
  • Consumir drogas ilícitas em plena luz do dia; o que já resultou em diversas ligações dos moradores à PM, que raramente atende aos chamados e, quando o faz, diz que o problema deve ser resolvido pela PREFEITURA.
  • Trocar de roupas, ficando completamente nus na presença de todos, inclusive dos nossos filhos, os quais tivemos que afastar das janelas de nossos apartamentos.
  • Fazer comida em fogões improvisados com tijolos e madeira que arranjam nos restos de mudanças, com a conivência de motoristas de Kombis e caminhões de transporte estacionados irregularmente na Rua Tenente Mesquita.
  • Prática de atos obscenos e libidinosos, como manipulação de órgãos sexuais e relações sexuais a céu aberto.
  • Fazer, ainda, arruaças, batendo latas e cantando pagode a plenos pulmões, como o acontecido na última madrugada, no dia 30 de junho de 2012, quando, após reclamação dos moradores a respeito do barulho, responderam com xingamentos e ameaças, jogando pedras e tentando, até mesmo, invadir o edifício.

Diante dos fatos acima descritos, solicitamos

  1. A retirada imediata dos moradores de rua do local;
  2. Autorização por escrito do fechamento da Rua Pedro Pessoa com grades, ou , colocação de guarita com segurança;
  3. Retirada do estacionamento irregular de Kombis e caminhões de transporte e frete situado à Rua Tenente Mesquita.
  4. Limpeza do valão da Rua Pedro Pessoa;
  5. Limpeza dos canteiros e jardineiras e que delimitam o valão da Rua Pedro Pessoa e o replantio do que foi destruído neste;
  6. Inspeção do departamento de zoonoses para o controle e a prevenção de vetores nos arredores do valão da Rua Pedro Pessoa;
  7. Pintura de uma faixa de pedestres na esquina entre as ruas Tenente Mesquita e Presidente Backer.

Desde já agradecemos certos de sua atenção e com fé na tomada das providências necessárias por parte das autoridades de Niterói, cujos moradores estão tendo sua qualidade de vida comprometida, o que não condiz com os índices pelos quais a cidade é nacionalmente conhecida.

A veracidade dos fatos acima descritos é comprovada pelas fotos anexas:

 

Segurança - Parceria que promete09/04/2012

Os Diretores do Centro Comunitário de Santa Rosa reuniram-se na tarde do dia 4 de abril/2012, com o Secretário Municipal de Segurança de Niterói, Coronel Ruy Sergio França de Oliveira, para tratar de assuntos de segurança da cidade e mais especificamente sobre a desordem na Praça Raul de Oliveira Rodrigues, situada entra as ruas Tenente Mesquita e Geraldo Martins, no bairro de Santa Rosa (LARGO DO MARÃO). No encontro a Associação se colocou a disposição no que fosse preciso para ajudar, disponibilizando a sua sede como base para qualquer tipo de ação que a Secretaria de Segurança queira realizar, inclusive o salão para eventos e palestras.

O Vice-presidente Administrativo Ademir Cunha de Oliveira entregou ao Coronel França um documento com fotos que retratam a realidade da atual situação. Algumas reivindicações foram feitas e anotadas pelo Sr. Maurício, Chefe de Gabinete.

O sucesso do encontro deixou a certeza de que quando há vontade, as soluções podem ser viabilizadas.

Secretaria Municipal de Segurança e de Controle Urbano
Secretário: Coronel Ruy Sergio França de Oliveira
Endereço: (Segurança) Rua: Coronel Miranda, nº 18 Ponta da Areia – Niterói – Cep: 24040-025
Telefones: (21) 2618-0533 / 2621-0567 (direto)
Guarda Municipal: 2717-2179
E-mail: seguranca@niteroi.rj.gov.br

Centro Comunitário Santa Rosa (CCSR)
Presidente: Francisco José Pladena Fischer
Rua Gal Pereira da Silva, 336 – Icaraí – Niterói – RJ
E-mail: contato@comunitariosantarosa.com.br
Site: www.comunitariosantarosa.com.br

Por Aderbal Carvalhaes Falcão – Vice-presidente Financeiro do CCSR.

Segurança em debate na próxima terça-feira, 27, às 19h, no Centrinho22/03/2012

Evento no Pé Pequeno será continuação do encontro que reuniu em torno de 200 pessoas na AABB de São Francisco.

Na última terça-feira, 20 de março, no bairro de São Francisco, a população teve a oportunidade de debater com o comandante Wolney Dias, medidas para aumentar a segurança no bairro e na cidade de Niterói.

Organizada pelo deputado Felipe Peixoto, a pedido do comandante, a reunião contou com a presença de aproximadamente 200 pessoas de diversos bairros da cidade. Os presentes receberam a notícia que, em duas semanas, começará as ações para que o policiamento comunitário volte a atuar no bairro. A major Íris Milena, ex-coordenadora do projeto em Niterói, foi designada pelo Chefe do Estado Maior da PM, para novamente exercer essa função e juntamente com o major Pazini, do 12º BPM, será responsável por treinar os policiais para atuarem nos módulos de polícia comunitária.

Outra boa notícia para os moradores foi à ronda que começará a partir desta quinta-feira, 22, com oito policiais que farão patrulhas pelo bairro.

Felipe Peixoto acredita que a mobilização popular é muito importante e que as pessoas devem continuar participando das reuniões e fazendo suas reivindicações, inclusive, ele levará pessoalmente um abaixo-assinado feito pelos moradores de São Francisco, até o governador Sérgio Cabral. Os moradores pedem o aumento do efetivo e um batalhão exclusivo para Niterói.

“Essa reunião foi um momento para a população expressar suas preocupações junto às autoridades presentes, o comandante e o delegado da 79º DP. Acredito que o resultado foi bom para o momento e diante das possibilidades do comandante. Assim que o policiamento comunitário for colocado em prática os moradores já vão sentir diferença”, declarou Felipe Peixoto.

O próximo encontro, que acontecerá no Pé Pequeno, além do comandante Wolney dias, também terá a presença do delegado da 77º DP, Mario Luiz da Silva.

O Centro Educacional de Niterói – (Centrinho) fica na Rua Itaguaí, 173 - Santa Rosa.

Fonte: Por Fabíola Mar (http://www.felipepeixoto.com.br/?noticias&c=1-1159&q=reuniao_centrinho_leiamais)

 

Balbúrdia na Praça15/03/2012

Praça Raul de Oliveira Rodrigues

 

Policiamento Comunitário15/03/2012

Na próxima terça-feira, 20, às 19 horas, o comandante do 12ºBPM discutirá com a população a reativação do policiamento comunitário na cidade

Dia 20/03, às 19h, no salão social da AABB de São Francisco.

Nesta quinta-feira, 15 de março, o deputado Felipe Peixoto esteve no 12º BPM e durante conversa com o comandante, coronel Wolney Dias, definiu a realização de uma reunião com a população para debater sobre a segurança na cidade e a volta do policiamento comunitário.

A reunião que será realizada na próxima terça-feira, 20, às 19h, no salão social da AABB de São Francisco, além da presença do comandante Wolney Dias, também terá a participação da major, Íris Milena, que foi designada pelo chefe do Estado Maior da PM para auxiliar na reativação do policiamento comunitário. A major é ex-coordenadora do projeto em Niterói.

Para Felipe Peixoto, que é incentivador e defensor deste modo de policiamento, é extremamente importante que a população compareça.

“O policiamento comunitário traz a população para o debate da segurança pública. É fundamental sua reativação para combater a criminalidade”, declarou Felipe Peixoto.

Serviço: AABB – Rua Hélio da Silva Carneiro, 78 – São Francisco.

O que é o Policiamento Comunitário?

O policiamento Comunitário é a integração da Polícia Militar com a Comunidade e foi implantado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o objetivo de aumentar a eficácia do serviço policial e estimular a comunidade no planejamento da sua própria segurança, além de contribuir para a organização e o fortalecimento das comunidades.

Como funciona?

Divisão por setores: Cada policial é responsável por um setor dentro do bairro. Este setor compreende uma área previamente determinada em conjunto da Polícia e a comunidade.

Cabines de Policiamento Comunitário: são instalados em cada setor, com Policiais Militares voluntários, selecionados e especialmente preparados para execução dos objetivos propostos pela comunidade.

Patrulhamento: Os policiais trabalham à pé, de viatura ou de bicicleta, geralmente em duplas, que se revezam em turnos pré-estabelecidos.

Interação com a comunidade: O Policial Comunitário se identifica aos moradores, passando a conhecê-los e a ser conhecido. Participa ativamente na vida do bairro. Enquanto realiza o patrulhamento, pratica uma abordagem consultiva junto aos moradores e segmentos sociais locais (Associações de Moradores, Escolas, Igrejas, Clubes Recreativos, Jornais locais, etc.)

Facilidade na comunicação: Os policiais são equipados com telefones celulares facilitando desta forma a comunicação entre a polícia e a comunidade.

Fonte: Por Fabíola Mar (http://www.felipepeixoto.com.br/?noticias&c=1-1155&q=reuniao_policia_comu_leiamais)

Reutilizar água agora é lei27/07/2011

Iniciativa complementa a lei 2630/2009 de autoria de Felipe Peixoto

Nesta terça-feira, 26 de julho, entrou em vigor a lei 2856 que institui mecanismos de estímulo à instalação de sistema de coleta e reutilização de águas cinza em edificações públicas e privadas. A água cinza propicia a economia e combate ao desperdício quantitativo de água nas edificações resultante da utilização em chuveiros, banheiras, lavatórios, tanques e máquinas de lavar.

Após tratada essa água pode ser usada para lavar carros e calçadas e aguar plantas, por exemplo, evitando o uso de água potável para esses fins.

A nova lei, do vereador Paulo Bagueira (PPS), surge com o objetivo de complementar as obrigações da Lei 2630 de janeiro de 2009, que trata da reutilização de águas pluviais, de autoria de Felipe Peixoto. Ela se aplicará às obras de ampliação e ou reformas que tenham consumo de volume igual ou superior a 20 metros cúbicos de água por dia e obras novas. O reservatório poderá ser o mesmo utilizado para acumulação de águas pluviais.

“A finalidade é fazer com que os prédios façam o uso racional da água visando economia para os seus proprietários. Além da busca de um desenvolvimento urbano mais sustentável e da preservação de um dos recursos naturais mais importantes para a vida humana”, explicou Felipe Peixoto.

Entenda os trâmites do Projeto de lei sancionado.

O projeto de lei original, nº 187/2009 de autoria do então vereador Felipe Peixoto, após aprovado na Câmara foi vetado pelo prefeito em 2010.

De acordo com o regimento da Câmara Municipal após ser vetado pelo prefeito o projeto só pode ser reapresentado, com as devidas correções, no ano seguinte. Como em 2011 Felipe Peixoto assumiu o cargo de deputado pediu para que o presidente da Câmara Municipal, Paulo Bagueira reapresentasse o projeto, que desta vez foi aprovado.

12ºBPM estabelece parceria com Universidade 22/06/2011

Objetivo é dar mais velocidade aos atendimentos das ocorrências

O projeto piloto resultado de uma parceria entre o 12º BPM e a Universidade Federal Fluminense (UFF) já está em prática. Agora existe uma viatura só para atender a região que abrange os bairros do Ingá, São Domingos, Boa Viagem e Centro, onde está localizada a maior parte das faculdades da UFF.

A ronda da viatura é das 11h às 23h, que segundo a PM, é o horário mais crítico e com maior número de alunos circulando. Os vigilantes são o elo da comunidade, alunos, funcionários e professores com a viatura. De acordo com a PM, são eles que vão selecionar e organizar as informações e passar para a viatura, que estará rodando por perto. O vigilante tem conexão direta com a patrulha, por meio de um aparelho Nextel ou de um telefone, e pode transmitir on line o que está ocorrendo.

O veículo percorre a região com uma planilha, onde são anotados todos os dados sobre a situação encontrada naquele horário, com a assinatura dos responsáveis pela segurança ou pelo atendimento, na portaria de cada unidade da UFF.

De acordo com o comandante, tenente coronel Paulo Henrique Azevedo, essas ideias são projetos pilotos que precisam amadurecer.

“A gente utiliza determinados lugares para arredondar esses projetos e ver se realmente funcionam para depois evoluir para outros locais. Isso demanda tempo, planejamento e treinamento. Nós treinamos os vigilantes para receberem essas informações, criamos um link direto com as patrulhas das regiões e informamos a comunidade do comportamento que elas devem ter ao ver alguma ação suspeita. Essas informações não passam nem pelo batalhão, vão direto para a patrulha da área, isso é a ligação direta. Porque o que interessa é que a polícia aja rápido e que a população seja atendida”, afirmou o comandante.

Orientações básicas à população.

Procurar andar em grupo

Evitar usar celular em locais desertos .Estar sempre atento ao seu caminho. Comunicar qualquer atitude suspeita, como alguém parado muito tempo, principalmente dentro de um carro.

Área de Proteção Ambiental da Água Escondida será apresentada ao Governo do Estado14/07/2011

Projeto da APA receberá ajustes para ser apresentado ao secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.

Na expectativa de um investimento em cerca de R$ 60 milhões, vindos da Secretaria de Estado do Ambiente, para melhorias na preservação da mata e no aumento do turismo de parques estaduais, o deputado Felipe Peixoto, secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, foi convidado para uma reunião, nesta quinta-feira, 14/07, pelo secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Niterói, Fernando Guida, com o propósito de formatar o projeto Área de Proteção Ambiental da Água Escondida (APA), e apresentá-lo ao secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc.

“Será um ótimo investimento para Niterói. Nossa preocupação é grande com relação à expansão da favelização no local. E com a implantação do Parque conseguiremos conter as ocupações irregulares, fazer a recuperação ambiental das áreas degradadas bem como a manutenção das unidades de conservação. A APA tem potencial para se tornar um ponto turístico na cidade com constantes atividades, como recreações infantis e trilhas”, explica Felipe Peixoto.

                                                                                                             

O projeto foi apresentado aos presentes e as necessidades e ajustes avaliados, pois o estudo foi feito em 2009, quando previa cerca de quatro milhões de reais para implantação e regulamentação desta área e agora ele precisará ser reestruturado e atualizado.

“É importante compatibilizar o projeto do parque com o projeto viário do Jaime Lerner, que prevê um túnel ligando Santa Rosa ao Ponto Cem Réis, possivelmente com uma abertura para o bairro de Fátima, no trecho da entrada do Parque. Este túnel, que seria aberto também a pedestres e ciclistas, aumentaria muito a acessibilidade ao Parque”, explica o presidente da Nittrans, Sérgio Marcolini.

Participaram da reunião o subsecretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Niterói, Ricardo Harduim, a arquiteta e diretora da Secretaria de Meio Ambiente, Fátima Valeroso, a geógrafa Natalie Chagas, os assessores do deputado Felipe Peixoto, Leandro Penna e Sérgio Bacellar e o biólogo e assessor da secretaria de Meio Ambiente, Luiz Mário.

Sobre a Área de Proteção Ambiental (APA)  Em Niterói, entre os bairros de Fátima, Pé Pequeno, Cubango, Fonseca e São Lourenço, há uma área de aproximadamente 650.000m² que permanece pouco conhecida pelos niteroienses. Esta área, protegida hoje por três instrumentos diferentes da legislação municipal, tem enorme potencial para se tornar um Parque com infraestrutura de esporte, lazer e turismo.

Em 2006, ainda como vereador, Felipe Peixoto apresentou o projeto de lei unificando a legislação já existente no município e realizou diversas reuniões e audiências públicas para discutir o assunto, na Câmara Municipal e nos bairros limítrofes. O projeto de lei, que prevê a implantação de um Parque Municipal, foi sancionado pelo prefeito, transformando-se em lei no dia 19 de dezembro de 2008.

Esse projeto de lei criou a Área de Proteção Ambiental (APA) da Água Escondida, que envolve a identificação e proteção da diversidade biológica, a revegetação e a recuperação das áreas desmatadas ou degradadas; a definição de áreas destinadas a atividades esportivas, de lazer, de pesquisa ou à visitação pública; e à proteção do sistema de captação de água potável da antiga Chácara do Vintém, localizado no Bairro de Fátima. A área abriga o primeiro manancial de água potável da cidade, bem como o aqueduto e o reservatório que a armazenava antes que ela fosse distribuída. O sistema de captação de água da Chácara do Vintém teve seu tombamento proposto por outro projeto de lei de Felipe, em 2007.

Fonte: Felipe Peixoto (felipepeixoto@felipepeixoto.com.br)

Unigráficas